Configuração Ativa/ Passiva do HA :: Admirável Mundo Novo




Muito Bem Vindo

Prezado Leitor, a proposta desse Blog é compartilhar conhecimento com as pessoas que trabalham com Linux, Asterisk, OpenSER, e com tecnologia de voz sobre a rede IP em geral, através de tutoriais, dicas, howto, notícias entre outros assuntos.

Atente para termo de uso do conteúdo do blog no rodapé da página.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Configuração Ativa/ Passiva do HA



Configuração Ativa/ Passiva do HA


Uma configuração ativa/ passiva é a configuração mais básica do HA. Neste tipo de configuração, um fica ativo rodando um ResourceGroup (grupo de recurso), e o outro é passivo, simplesmente espera o lado ativo falhar.


As vantagens desta configuração são que a recuperação de falhas não causa degradação do serviço, já que a máquina passiva é similar à máquina ativa. Além disso, os serviços somente são restartados quando as máquinas falham, o que tipicamente resulta em metade das muitas interrupções de serviços se comparado com uma configuração ativa/ ativa.


A desvantagem desta configuração é que a máquina passiva não fica provendo qualquer tipo de serviço útil, e é, às vezes, visto como um uso ineficiente dos recursos.


Para instruir o Heartbeat a operar no modo ativo/passivo, simplesmente certifique-se de configurar a diretiva auto_failback no seu arquivo ha.cf igual isso:


auto_failback off



Se você desejar recuperar manualmente os recursos em falha das máquinas que falharam, então configure seu sistema como um arranjo ativo/passivo, e usar o comando hb_standby para recuperar os recursos para suas máquinas preferidas sob o controle do administrador.




Veja Também

Configuração Ativo/Ativo do HA




Nenhum comentário:




Creative Commons License
Admirável Mundo Novo: Tudo Sobre Asterisk, OpenSER, Linux e Tecnologias de Voz sobre IP
by Cléviton Mendes de Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.