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quinta-feira, 11 de março de 2010

Implementando uma solução de comunicações unificadas (UC) móveis




Implementando uma solução de comunicações unificadas (UC) móveis

Michael F. Finneran, dBrn Associates Inc., 19/08/2009
Fonte: http://searchunifiedcommunications.techtarget.com/tip/0,289483,sid186_gci1365373_mem1,00.html



Na primeira parte dessa série, nós definimos comunicações unificadas (UC) e identificamos os principais benefícios que uma organização pode colher decorrente da sua implementação. Nessa segunda parte, nós abordaremos as principais estratégias que estão disponíveis para implementar uma solução UC e seu parente mais simples, a convergência fixo-móvel (FMC).

A disponibilidade e confiabilidade aumentada das redes sem fio tornaram possível adicionar mobilidade ao UC. No entanto, existem dois tipos de redes sem fio da qual essas redes dependerão: LANs sem fio e serviços de telefonia celular. LAN Wireless limita a abrangência da cobertura, mas uma vez que a rede esteja instalada, o uso é essencialmente livre. Serviços 3G/4G das operadoras celulares podem estender a mobilidade aos usuários a todo o país e, potencialmente, em âmbito global, mas esse acesso onipresente implica em custos de serviço. Para ter o melhor dos dois mundos, as empresas estão perseguindo soluções de convergência fixo-móvel que ofereçam a possibilidade de integrar a rede pública de celular com as suas redes privadas com e sem fio.



Dois caminhos para a convergência fixo-móvel - cFMC e eFMC

Convergência fixo-móvel descreve a capacidade de integrar redes públicas celulares com redes de voz privadas, tanto as redes cabeadas como as redes sem fio, e passar ligações entre elas. Várias soluções FMC estão disponíveis para usuários corporativos, e elas podem ser diferenciadas em três métricas primárias:

1. Ponto de Controle: Carrier-controlled (cFMC) ou enterprise-controlled (eFMC).

2. Capacidade de Handoff: Sem handoff, handoff manual ou automático.

3. Funcionalidade: Chamadas de voz Básica, serviços de voz/dados, UC móvel.



Carrier-controlled FMC – cFMC (FMC sob controle da Operadora)

A solução cFMC mais funcional seria aquele onde o serviço celular está totalmente integrado e a operadora passa chamadas de/para a rede privada do cliente, simplesmente como ela faria com um outro site celular. Infelizmente, as operadoras têm sido relutantes em oferecer esse grau de serviço/integração.

Atualmente, os serviços cFMC podem ser montados usando uma tecnologia chamada Unlicensed Mobile Access (UMA) ou usando uma tecnologia alternativa a FEMtoCELLS. UMA é a tecnologia usada no serviço HotSpot@Home da T-Mobile, e ela depende do modo dual dos aparelhos celulares WiFi com software especial. Quando o usuário está dentro do alcance WLAN residencial, os aparelhos se conectam à operadora celular através da WLAN doméstica usando sua conexão banda larga Internet. Quando o usuário sai da cobertura da sua WLAN residencial, a chamada poderá ser trocada transparentemente para a rede da sua operadora do serviço celular instantaneamente.

Sprint-Nextel apresentou recentemente uma solução cFMC similar chamada Airave™ que usa FEMtoCELLS. Nesse arranjo, o cliente se conecta uma pequena estação rádio-base celular (redes 3/4G) com o serviço de banda larga Internet de sua casa. Conforme mostrado na Figura 1, ambas as opções dependem do serviço VoIP entregue através da banda larga Internet do usuário como a alternativa a rede celular (redes 3/4G), e a diferença é se a conexão local sem fio usa tecnologia WiFi ou celular (redes 3/4G). Para usuários corporativos, a grande falha em ambas as implementações é que elas são orientadas para o consumidor dos serviços de voz apenas, sem capacidade de interfacear com um sistema PABX corporativo ou com um UC móvel.



Figura 1: http://media.techtarget.com/digitalguide/images/Misc/mobile_uc_eh_1.gif


Em longo prazo, as operadoras podem escolher ofertar serviços do tipo FMC usando uma arquitetura mais completamente abrangente chamado de IP Multimedia Subsystem (IMS). No entanto, nenhuma operadora Americana anunciou ainda os serviços cFMC baseados em IMS.



Enterprise-controlled eFMC (FMC adquirido pela Corporação) -- opções

A falta de opções oferecidas para FMC pelas operadoras deixa usuários corporativos livres para escolher as opções eFMC. A solução eFMC mais básica é de toque simultâneo, onde o sistema telefônico do cliente ou PABX é programado para discar o número do telefone celular do usuário a qualquer momento quando uma chamada é colocada no aparelho de mesa. A chamada toca em ambos os dispositivos, e quando o usuário atende a uma, o toque é interrompido no outro. Algumas soluções oferecem a possibilidade de transferir manualmente a chamada do aparelho de mesa para o celular e vice-versa. Embora não seja muito elegante, o toque simultâneo oferece acessibilidade móvel e disponibilidade de número único, enquanto permite a organização para manter o controle do número telefônico.

Uma característica chave da solução de toque simultâneo é que ela pode suportar qualquer telefone celular e funcionará em qualquer serviço celular, que não exige aparelhos dual-mode WiFi/Celular. No entanto, existem dois problemas com essa solução. Em primeiro lugar, passar chamadas entrantes e (em muitos casos) saintes através do PABX é susceptível de aumentar o uso de celular. Além disso, não há nenhuma maneira de garantir que o usuário atenderá a chamada no telefone de mesa, quando ele estiver na mesa dele, os usuários "preguiçosos" podem levar ao uso desnecessário do celular.

A implementação eFMC mais amplamente reconhecida é a convergência móvel-móvel, onde os usuários são equipados com aparelhos dual-mode WiFi/Celular e a capacidade de transferir chamadas entre as redes. Um controlador de mobilidade no PABX monitora se os usuários estão acessíveis através da rede local sem fio. Se o usuário estiver no escritório, a chamada será entregue através da WLAN. Se o usuário estiver fora, a chamada é encaminhada para o número de celular dele. Soluções Estado da Arte podem fazer handoff de uma chamada ativa de uma rede para outra transparentemente sem interrupção na conexão.

Além da conveniência agregada da solução automática, há também um beneficio de gestão. A rede saberá se o usuário está disponível na WLAN, de modo que chamadas entrantes e saintes sempre serão encaminhadas pela alternativa de melhor custo, se isso estiver disponível.



Movendo de FMC para UC móvel

As soluções FMC iniciais focavam exclusivamente em fazer handoff de chamadas de voz, mas os fabricantes de ponta agora estão estendendo toda a experiência de UC ao usuário móvel com recurso FMC. Com a capacidade de uma UC móvel, ao invés de estender para chamada de voz tão somente, a rede pode fornecer um recurso de diretório orientado a presença, permitindo ao usuário ver todos os seus contatos no dispositivo móvel, juntamente com seu status de disponibilidade. A parir daí, os usuários poderão enviar uma mensagem de texto ou um e-mail, estabelecer uma chamada de voz, ou estabelecer uma conferência quase com a mesma facilidade que se tem quando usando seus telefones de mesa.

UC Móvel funciona em SmartPhones com um software especial e pode ser fornecido com ou sem handoffs entre WLAN e Celular. Conforme mostrado na Figura 2, a configuração usa duas conexões entre a rede e o dispositivo do usuário: um serviço de voz celular e uma conexão celular de dados 2.5G/3G. O serviço de dados fornece o caminho para entregar o diretório, visualizar voicemail e outros recursos de UC móveis, enquanto a conexão celular de voz suporta a chamada básica de voz. Existem também versões que enviam comandos DTMF através da conexão de voz celular para emular recursos como discagem de extensão de 4 dígitos, mas tais conexões não podem oferecer recursos como acesso a diretório, visualizar voicemail, ou os demais conjunto de recursos do UC móvel.



Figura 2: http://media.techtarget.com/digitalguide/images/Misc/mobile_uc_eh_2.gif



Conclusão

Para usuários corporativos, é importante notar que a prestação de serviço móvel envolve mais do que fazer handoff de chamadas entre as redes. Esse dispositivo móvel estará armazenando e acessando informações corporativas sensíveis. Além disso, essa informação será encaminhada através de uma variedade de redes sem fio com diferentes níveis de segurança. Uma solução de nível corporativa precisa ter ferramentas para provisionar e gerenciar um grande número de dispositivos, garantir a segurança da informação, e ter procedimentos para lidar com as atualizações de software, as ameaças à segurança, perda de dispositivos, e todas as outras situações que são encontradas em um ambiente móvel.

A chave para escolher a solução mais adequada será entender as necessidades dos usuários, como eles fazem seu trabalho, e como eles podem fazer uso desses novos recursos. Como a confusão é abrangente, um teste piloto bem gerenciado será essencial para garantir que a solução seja funcional e gerenciável e que atende aos objetivos de desempenho dos usuários antes de avançar para uma implantação de grande escala. A boa notícia é que nós podemos entregar um recurso funcional de UC móvel hoje em dia.

Na próxima seção, nós vamos rever os produtos que implementam FMC e UC móvel.





Sobre o autor:
Michael Finneran é um consultor independente e analista da indústria especializado em tecnologias wireless, comunicações unificadas móvel e convergência fixo-móvel (FMC). Com mais de 30 anos no ramo de implementação de rede e uma grande experiência, Finneran é um especialista amplamente reconhecido na área. Ele publicou recentemente seu primeiro livro, intitulado Voice Over Wireless LANs -- The Complete Guide (Elsevier, 2008). Sua expertise abrange toda a faixa de tecnologias wireless, incluindo WiFi, Celular 3G/4G, WiMAX e RFID.


















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